quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Plano de Aula

Tema: Relevo Brasileiro enfatizando Santa Catarina

Autoras: Erli Finta e Rita Marcia Twardowski

Turmas: 5o e 6o ano.

Escola: E.E.B. Prof. Manoel da Silva Quadros.

Objetivo Geral: Conhecer as formas existentes do relevo terrestre com enfase das formas de relevo do estado de Santa Catarina.

Objetivos Específicos: Identificar as formas de relevo da superfície terrestre;
Perceber que o relevo é modificado pela ação dos seres humanos;
Refletir dos seres humanos no relevo.

Duração das Atividades: 06 aulas com duração de 45 minutos.

Metodologia: No primeiro momento explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre as distintas formas do relevo terrestre e associá-las ao espaço físico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, planície e depressão absoluta e depressões relativas.

Atividade 1: Deslocar os alunos até a sala de informática e sugerir para estudos complementares o link a seguir:
e solicitar aos alunos para que anotem em seus cadernos as diferentes classificações das formas de relevo encontradas.

Atividade 2: Utilizando a internet, acessar o endereço da web
assistam um vídeo sobre as Formas de Relevo, que apresentam informações sobre as diferentes formas da superfície terrestre. Após assistir o vídeo, estabeleça um dialogo com os alunos questionando – os sobre o tema.

Atividade 3: Propor aos alunos que possam aperfeiçoar o conhecimento sobre os conceitos das formas de relevo trabalhado em sala de aula, e que possam aproveitar este conhecimento na realização de uma atividade lúdica em que terão que associar os conceitos e identifica-los na imagem no link a seguir:

Atividade 4: Para que os alunos possam concretizar seus conhecimentos sobre as formas de relevo terrestre sugerir a atividade no link a seguir: http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=relevo

Atividade 5: após trabalhar com conceitos, vídeos e atividades paralelas ao tema vamos enfatizar o relevo do estado de Santa Catarina direcionando para vídeo do link a seguir:
analisando através das imagens e informações as características do relevo catarinense.
.

Atividade 6: Direcionar os alunos para pesquisar sobre as formas de relevo de Santa Catarina e anotar em seus cadernos para debater em sala sobre as formas de relevo catarinense e comparar com as formas do relevo do Brasil.


Avaliação: Através da participação das atividades desenvolvidas na sala de informática, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas , as anotações sobre o tema no caderno e as discussões realizadas em sala de aula. E a possibilidade de identificar as diferentes formas da superfície terrestre, e bem como analisar as formas de relevo presente na localidade onde residem.


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